Ontem recebi os Dolares Australianos que comprei, e qual não foi minha surpresa quando verifiquei que as notas eram de plástico. Mesmo material da nossa nota de 10 Reais. Inclusive achei as duas muito parecidas. Existe uma sutil diferença de valor, são necessárias mais de 4 notas do nosso plástico para comprar o plástico deles. Isto porque a paridade é 2,37 reais para comprar 1 Dolar Australiano.

Na nota de 10 temos Pedro Alvares Cabral, que dispensa apresentações. Na nota de 20 Dolares Australianos temos Mary Reibey. Mary foi condenada na Inglaterra por roubar cavalos e transportada para Australia.

Ela se casou e seu marido recebeu terras em doação, após sua morte Mary cuidou dos negócios da família que vieram a prosperar. Sua reputação é de a mais bem sucedida mulher de négocios de New South Wales durante o período de colônização.

O interessante da nota de 20 dolares Australiana (além da semelhança com a de 10 Reais) é que é difícil saber qual é a frente da nota, os dois lados são muito semelhantes, e trazem 2 personalidades Australianas. No que conclui ser a parte de trás vem John Flynn, que foi o fundador do primeiro Serviço Médico Aéreo do Mundo. A diferença das faces são que de um lado vem a assinatura do chefe do tesouro e e do Banco de Reservas que seria uma espécie de Banco Central deles, e de outro lado vem o número de série da nota.

Agora me lembrei daquele album de figurinhas que a gente tinha quando criança que era dos dinheiros do mundo.